06 agosto 2009

Sketching na Avenida Paulista - MASP

Sábado, dia 01/08, fui à Av. Paulista para passar o dia desenhando. Comecei pelo MASP, por volta das 9:30hs.
Foi muito legal... como sempre uma experiência única desenhar na rua. Procurei um lugar pra sentar e começar a fazer os desenhos. O dia estava ensolarado depois de 15 dias de chuva em São Paulo. Eu levei minha parafernália de aquarela e alguns marcadores, o que foi muito legal. Fiz até grafite no final - foi um pouco de tudo. Tive a companhia do Ronaldo, um cara bacana da USP que apareceu por lá e ficou um tempo fazendo um desenho também.

O MASP - Museu de Arte de São Paulo, visto a partir da esplanada, com o Parque Trianon ao fundo. O edifício foi construído entre 1956 e 1968, segundo projeto da arquiteta Lina Bo Bardi. O vão livre, de 74 metros, foi uma adequação da arquiteta à uma exigência que a prefeitura, doadora do terreno, fez na época: preservar a vista para o centro da cidade, através da 9 de Julho.




Me chamou a atenção o contraste entre o edifício vizinho ao MASP, em estilo academicista, e o próprio edifício do museu, um dos melhores exemplos do Modenismo no Brasil. Esse prédio, o Edifício Dumont-Adams, foi comprado pelo museu em 2005 através de uma parceria com a VIVO. A intenção era construir um edifício de 30 andares para dar suporte comercial ao museu, mas o projeto foi vetado pelo Condephaat. Desde então está abandonado, apesar de ser muito elegante e bonito.




Em nenhum dos desenhos que eu havia feito até então, aparecia a estrutura do edifício claramente. Eu queria mostrar as vigas superiores dos dois imensos pórticos que sustetam as lajes protendidas. Por isso tive que me afastar do prédio para desenhá-lo.

  
Casarão preservado próximo ao Conjunto Nacional. Este palacete foi construído em 1905, como residência de Joaquim Franco de Mello, um 'Barão do Café'. O terreno tem cerca de 4.700 metros quadrados, mas é patrimônio tombado. Bem que podiam restaurar o palacete e fazer uma Livraria Cultura lá (porque iniciativa pública... esquece), com um belo café dando para o jardim de árvores centenárias do terreno.
O último desenho do dia.

4 comentários:

  1. Oii.. adorei sua arte. Tomei a liberdade de posta-las em meu blog junto a um texto extraído do livro do MR Paiva. Espero q não se incomode, com os devidos créditos.. Abçs. =D

    ResponderExcluir
  2. Hello Susan,
    Thanks for your interest!
    It's been some days that I don't post anything new.
    but I have some other drawings here:
    http://www.flickr.com/photos/bajzek/
    Take a look.

    Regards
    Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelos sketching !!!! Gostaria de fazer um quadro com o sketching do Masp. Aonde posso comprar uma copia !?! Att. Paulo (ticondes.ip@gmail.com).

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Eduardo. Tudo bem?

    Desculpe o incômodo. Estava pesquisando na internet a respeito de quadros, cujos temas retratassem a Av Paulista e me deparei com seu blog.

    Sou psicólogo e faço meus atendimentos fora do consultório, atendendo pacientes mais graves que não conseguem se beneficiar com um atendimento mais tradicional. Enfim, a questão é que tenho uma ligação muito especial com a Av Paulista... Depois podemos trocar mais ideiais, se possível.

    A partir disso, gostaria de saber de vc se há a possibilidade de encomendar um quadro da Av Paulista contigo e se vc tem interesse, logicamente rs! Tenho um local reservado para colocá-lo em meu ap, contudo, ainda não sei ao certo o tamanho.

    Gostaria de saber a respeito dos valores e de como podemos conversar a respeito.

    Aguardo o envio de seu contato direto.
    Desde já agradeço sua atenção.

    Filipe Colombini.

    ResponderExcluir