11 fevereiro 2010

Marcadores / Art Markers


Faz tempo que eu estava querendo fazer uma tabela com meus marcadores. Ás vezes alguns amigos também me pedem umas dicas de que cores comprar, marcas, etc. A primeira coisa que digo é, não comprem estojos fechados e sim cores avulsas. Os estojos vêm sempre com aquelas cores berrantes que nunca usaremos.

Quanto às marcas:
Existem muitas marcas, mas é claro, falarei das que eu conheço:
Prismacolor: Sempre trabalhei com eles e são excelentes, principalmente depois que mudaram a ponta, que era super fina e passou a ser média. Catálogo com 156 cores;
Promarker, da Letraset: Não tenho muitos, mas são excelentes. Catálogo com 148 cores;
Tria Markers, da Letraset: Tenho um monte, mas o catálogo, que era Pantone mudou para sistema HSL (Hue, Saturation, Luminosity). Várias cores bacanas sumiram (como o Green Black que eu uso muito) e todas mudaram de nome. Portanto, excluí da minha tabela essa marca. Mesmo com toda essa mudança, o catálogo atual abrange 300 cores e é a única com 3 pontas e refil.

Quanto às tabelas:
A primeira tabela, tem o básico do básico. Mesmo assim eu contei 21 canetas. O investimento é alto. Aqui no Brasil um marcador está na faixa de R$ 20,00, ou seja, você gastará de cara R$ 400,00 (paulada mesmo). Mas, é claro, dá pra ir comprando aos poucos. Ou pedir para alguém trazer dos US – acabei de ver no site da Pearl Paint e cada Prismacolor está USD 2,50. Nem 5 conto. E eles estão com uma promoção do tipo 'compre-uma-leve-outra'! (Alguém está indo pra lá???)
A segunda tabela é mais completa. Eu separei por cores básicas e cores extras, para cada marca. Ao todo são 77 cores. As cores 'extras' são cores bonitas também, mas que eu não uso com tanta freqüência.

Os cinzas
Deve-se ter um pouco de cada tipo de cinza, pois são bem diferentes quando aplicados no papel.
Warm grey para sombras, pisos e asfalto.
Cool grey para vidros.
French grey para tons neutros. Eu demorei a comprar os cinzas neutros, mas hoje não vivo sem eles. Ótimos para equilibrar os verdes em uma árvore por exemplo. Para tons de parede neutros também. Ótimos para tom de concreto.

Com essas tabelas, espero poder ajudar a quem quer começar a brincar com essas canetas fantásticas, que produzem desenhos fortes, cheios de estilo, e rápidos. Mas não se engane, não dá pra 'despirocar' e tentar fazer uma perspectiva em 2 minutos com os marcadores. Esse material exige um certo treino e tem umas pegadinhas. Quem sabe falo mais sobre o assunto em breve.

11 comentários:

  1. impressionado com a beleza de seus trabalhos Eduardo. Tenho alguns marcadores que comprei nessa loja. Ainda não tive tempo de brincar com eles, mas achei o preço relativamente barato.
    segue o link da loja, pra quem quiser. Eles vendem por email e telefone:

    http://lepapier.com.br/produto/marcador-prismacolor-premier-duas-pontas-av.-cores

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse post, obrigada.
    Marcadores são algo difícil... aquarela também... estou começando pelos lápis de cor.
    Como você faz para digitalizar suas imagens? Fui a uma copiadora especilizada para escanear algumas coisinhas e o fundo fica manchado, uma pena.

    Até mais,

    Elena sem H

    ResponderExcluir
  3. Mangabeira,
    Agradeço o comentário.
    Boa dica hein? O preço realmente está muito bom!
    Manda bala nesses seus novinhos ai!

    Elena,
    Eu acho o lápis de cor uma das técnicas mais dificeis sabia?
    Marcadores ficam ainda melhores qd misturados com um pouco de lápis de cor...
    Qto ao escaneamento, eu faço em casa mesmo, tenho um HP Scanjet G4050. Mas sempre tenho que fazer ajustes de cor (o scanner modifica os tons) e 'limpar' o fundo, tirando as manchas manualmente.
    Qd a imagem é em A3, fazer a emenda é um trabalho difícil e delicado, mas que aprendi um pouco com meu parceiro Marcelo Salvagni. (ele já montou até A1 - escaneado em 20 partes A4 - ficou perfeito).
    GRande abraço

    ResponderExcluir
  4. Vc é fogo! sempre traz dicas legais, vou comprar alguns marcadores e testar a dica misturando lápis de cor.

    ResponderExcluir
  5. Mais pra frente vou postar uns trabalhos com o descritivo de todas as cores que usei. tenho até alguns prontos, porque às vezes faço um 'memorial de cores' dos desenhos.
    Abs, e obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo blog, conteúdo idem! Seus posts são bem didáticos e agradáveis. Já o estou seguindo. Gostaria de ler mais sobre os marcadores.

    abraços,
    Igor Arume
    www.behance.net/arume

    ResponderExcluir
  7. Fala Igor!
    Blz? Obrigado...
    Fico feliz que esteja visitando o blog.
    Sobre marcadores...vou pensar em mais um post. Tenho postado as imagens escaneadas na fase dos marcadores, antes do lápis de cor ser aplicado - assim da pra se ter uma idéia de como ficam os marcadores...

    ResponderExcluir
  8. Caro Eduardo,

    Estou querendo comprar somente os tons de cinza. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabriel,
    Sugiro vc ter pelo menos 3 gradações de cada cinza. Ou seja, no mínimo um 30-50-70% de cada familia de cinzas (warm, cool e french).
    Algumas graduações vem como porcentagens (Prismacolor por exemplo), outras com números (1 a 5, nos Promarkers e ADs).
    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Eduardo, o que vc sugere de outras marcas, como copic, shinhan e aquelas que parecem pincel da Tombow?

    Obrigado pela dica e desculpa a demora para te retornar.

    ResponderExcluir
  11. Olá, copic são ótimos tb...os piceis da Tombow são boas canetas, mas não considero como marcador. São bons para áreas pequenas e desenhos rápidos, mas não dá cobrir um céu com um desses por exemplo, pois deixam muitas marcas de emenda no papel.

    ResponderExcluir