07 junho 2010

Viagem ao Chile - Cerros

Semana passada eu estava de férias no Chile, desfrutando de boa comida, boa companhia e ótimos vinhos. Estou com inveja de mim mesmo, recordando agora os melhores momentos dessa viagem.
Consegui desenhar bastante, apesar de estar com minha família. Aproveitei todo momento possível : nas paradas para um descanso, nas mesas dos restaurantes, ou nos intervalos dos 'city-tours'.
O tempo de cada sketch variou muito, desde 10 minutos até quase 1 hora. Um dos desenhos foi feito em duas etapas, inclusive.
Vou postar em 4 tacadas, sendo: Cerros (morros), Jardins e Parques, Valparaiso e Vina del Mar, e por último dois feitos com markers.
Não que sejam muitos, mas quero falar um pouco sobre cada um deles.
Os dois primeiros eu fiz sentado, apreciando as belissimas vistas de Santiago e a Cordilheira, que se ergue à distância, 3.000 metros acima da bruma e da cortina de poluição que nessa época fica evidente no horizonte de Santiago.
O primeiro foi feito no Cerro Santa Lucia, um parque em forma de morro bem no meio da cidade, que conta com belos jardins e miradores diversos. Como o pessoal estava cansado da subida acentuada, aproveitei para fazer este sketch a grafite. Acho que às vezes tenho mais dificuldade com desenhos a grafite - nesse eu quase me perdi no overwork, mas salvei a pátria com minha mini-caneta-borracha, cortando as bordas que tinham ficado muito regulares. Demorei uns 30 minutos.
O outro foi feito em 15 minutos no Cerro San Cristobal, um outro parque fascinante, com acesso via funicular e vistas incriveis. Esse mirante fica a cerca de 300 metros acima do centro de Santiago.

A propósito: Santiago não foi muito afetada pelo terremoto. Vimos apenas alguns prédios com danos evidentes, como rachaduras e revestimentos que cairam. Em quase todos os casos, os problemas já estavam sendo sanados - eles não perdem tempo e o país está bem preparado para lidar com esses desastres. Apenas três edifícios que fazem parte de roteiros turísticos estavam fechados à visitação - dois em Valparaíso e um em Santiago. Não fomos para o sul, onde o terremoto teve graves consequencias, mas mesmo assim foi um pouco assustador ouvir os relatos do guia de turismo que nos acompanhou na viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário