06 julho 2011

Mais de Punta Cana

Faltou completar a primeira postagem sobre minha passagem por Punta Cana. Aqui vão os outros desenhos:

A aquarelinha à esquerda (acima) foi feita para tentar captar as cores vibrantes do mar do Caribe. Acho que nesse desenho especificamente eu consegui chegar (quase) lá, embora poderia ter exagerado um pouco mais na intensidade dos pigmentos.
E então vamos aos vários desenhos a nanquim de palmeiras. Acho particularmente difícil desenhar palmeiras, principalmente se for 'de memória'. Através da observação, acredito ser mais fácil e mais interessante. Eu procurei brincar com os espaços negativos nesses desenhos. Descobri que desenhar o espaço entre as folhas, e não as folhas em si, pode enriquecer muito os desenhos.






Neste outro desenho (acima) eu brinquei com a moldura de contorno do desenho, que é interrompida aqui-e-ali por elementos da paisagem. Esse recurso é legal para tornar a imagem interessante aos olhos do observador. 

Essa aquarela foi feita no final da tarde. Difícil lidar com a mudança rápida de luz nesse horário do dia. Houve um momento na pintura que tudo estava mais luminoso...mas não pude segurá-lo. Novas camadas de tinta e a aquarela ficou mais apagada....mais ainda acho que consegui captar o clima do local. Até que começou a chover. Pingos no papel não foram um problema: adicionaram mais textura à pintura.



Ah, e a piscina...! Rasa, mas gigantesca, cheia de cantos agradáveis como esse. Fiz essa aquarela enquanto minha esposa dormia na cadeira ao lado. Devo ter levado umas duas horas para fazê-la. Sei lá. Difícil ter noção de tempo ali. A simpática funcionária do resort insistia em me trazer cervejitas geladas...aiaiai, que vida cruel.






Mais palmeiras, incluindo uma palmeira ravelana, ou 'árvore do viajante'.
Mais uma vez, espaços positivos e negativos, o branco do papel usado como parte do desenho.




Aeroporto de Punta Cana, com cobertura de sapê. Passando o tempo entre embarque e conexões.

É isso...
Abraços!

2 comentários:

  1. Olá, achei o trabalho incrível e tenho interesse em comprar alguma obra... existe essa possibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, tudo bem?
      Existe sim, peço a gentileza de me enviar um email, para conversarmos a respeito.
      Obrigado
      edubajzek@gmail.com

      Excluir