23 dezembro 2011

2011 deixará saudades!


Este ano foi um ano especial para mim. Muito.
Foi um ano de grande crescimento profissional e pessoal.
Outro dia fiquei pensando que minha 1º turma começou em janeiro, DESTE ano!
Sabrina, Cláudio, Lorena e Valéria. Cada um com suas particularidades, foram muito importantes para mim. Foi por causa deles que nasceu em mim a confiança de que dar aulas era um caminho possível e enriquecedor.
Depois veio o convite da Stein+Luz para eu dar aulas no excelente espaço deles, e logo a 2º turma. Alexandre, Caio, Aline, Marcela, Hugo e Fabio estiveram lá comigo. Todos, inclusive eu, descobrindo coisas novas, dando risadas, e trabalhando intensamente...e logo minhas manhãs de sábado viraram sinônimo de alegria e prazer.
Em junho aconteceu a minha primeira exposição coletiva: Sketch!Jazz, a convite dos talentosos Fabio Corazza, Joel Lobo e Montalvo Machado. Um convite e tanto! Foi um espetáculo a vernissage!
Em julho, tive o privilégio de participar de um memorável e grandioso encontro de desenhistas: o simpósio de Urban Sketchers, em Lisboa! Conheci meus ídolos Gerard Michel, Luiz Ruiz, Frank Ching, e muitos outros. Fiz novos amigos, como o João Pinheiro, meu ‘chapa’ brasileiro, companhia de sketches e cervejinhas na Terrinha. Conheci tanta gente bacana lá!!! Fiz mais de 30 desenhos em uma semana, e venci o medo de viajar sozinho para o exterior. Foi inesquecível.
A essa altura do ano já tinha produzido bastante coisa para Roberto Loeb, Scopel, Luciana Teperman, Raquel Molica, Francini Pádua, Copema, Marcos Tomanik, etc...
Em agosto, peguei um dos melhores trabalhos da minha vida: as aquarelas da Cia Marítima, pela indicação do super educado e simpático Marcelo Rosembaun.
Que delicia foi fazer aquele trabalho! Só gente competente envolvida, um tema pra lá de agradável e uma técnica que tenho cada vez mais afinidade e devoção: aquarela.
A partir de outubro, comecei um daqueles grandes projetos com 15 perspectivas...3 meses de trabalho. Uma longa jornada, com muitas e muitas horas de trabalho.
Este ano um trabalho meu foi usado ilegalmente e, pouco tempo depois, usado legalmente. O mesmo!
Aquele do MASP...e por falar em MASP, vendi um outro original, feito naquele mesmo dia, em 2009.
O mês de outubro foi o mês dos workshops!
O Workshop de São Luis foi muito especial – aprendi tanto em tão pouco tempo. Conheci uma terra belíssima e gente contagiante.
O Workshop do Mackenzie foi muito intenso, com quase 50 estudantes curiosos em ver o que um ex-aluno tinha a dizer sobre desenho.
O Workshop da Unicsul foi também uma ótima experiência, com a ajuda essencial do Hugo.
No mês de outubro começamos a 3º turma...Luciana, Rodrigo, Vinicius, Lucas, Gustavo, Alexandre, e os incansáveis Hare, Antonio e Valéria, que madrugavam todos os sábados, vindos de longe.
Esse ano eu falei sobre desenho como nunca antes.
Aprendi como nunca antes.
Conheci pessoas interessantes! Fiz novos amigos.

E recebi um dos presentes mais doces de toda a minha vida.
O convite para o Leader Training...obrigado Camila, querida.
Uma jornada indescritível às infinitas camadas da minha alma. Lá, eu visitei o pior lado de mim, e conheci o melhor também. Eu mergulhei em um profundo buraco negro e sai de lá com o amor de Deus revestindo meu coração.

Se você acha o tom desse texto muito ‘emotivo’, tudo bem - ele é mesmo. Eu sou assim.

Se você se sentiu tocado de alguma forma, nada mais natural.

É Natal! É Ano Novo!
Sinta isso!

Em 2012, compartilhe!

Iphoneevo

9 comentários:

  1. Querido amigo Eduardo,
    It has been touching to read this thoughts on your blog.
    It was a great pleasure to meet you in person during the symposium!
    Looking forward to sketch with you again, I wish you a happy Christmas and that all your projects are succesfully achieved.
    Luis

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eduardo, por nos trazer de perto com seus comentários e atenção.

    Desejo-lhe tudo de bom: Um Natal completo, e um Novo Ano rico em aprendizado e amigos.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande Luis!
    Que honra ler um comentário seu aqui!
    Thank you very much for the kind words.
    I am looking forward to the next symposium to draw with you again...
    Merry Christmas and Happy New Year!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Sylvio! Grande abraço pra você meu caro!
    Feliz Natal e Feliz 2012!

    Obrigado hfm! Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  5. Querido! Que presente vc me deu em me permitir ser sua madrinha! É maravilhoso sentir vc assim, na energia do amor e da realização. Que em 2012 possamos compartilhar nossas emoções ;)

    ResponderExcluir
  6. ah...querida! o que dizer? Acho que vc vai ficar cansada de tanto que eu vou te agradecer...OBRIGADO!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Grande Eduardo,
    uma honra e um privilégio ter-te conhecido e desenhado contigo em Lisboa.
    E os teus desenhos estão ao lado dos do Luis e do Gèrard na trindade da expressão plástica Arquitectónica.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Grande Filipe...rapaz, que honra ler esse seu comentário! BRUTAL! Fico imensamente feliz de me colocar nesse triangulo mais que especial.
    Puts. São dois idolos meus.
    Um grande abraço e ótimo ano novo!!

    ResponderExcluir