24 janeiro 2014

Sobre desenho de locação - en plein air

Eu estava fazendo um desenho no topo da Pedra Bonita, quando me veio um pensamento, elaborado e anotado posteriormente em meu caderninho de notas, que venho mantendo em algumas expedições de desenho.
Pensei que não existe sketch perfeito (após cometer um erro) e sim o momento perfeito. Aquela situação ideal (local, comodidade e material adequados), com o tema perfeito. Há sempre, ou quase sempre, um imprevisto. Neste caso era o vento muito forte que sacudia meu caderno, o qual tinha que segurar com força. Havia também a preocupação de me queimar com o sol forte nas minhas costas e que refletia na rocha por todos os lados. Os markers reagiram um pouco diferente no papel novo (acabara de trocar de sketchbook).
Enfim, erros são cometidos, coisas imprevistas acontecem mas segue-se em frente. No final, valerá a experiência, mais que aquele sketch, e o conjunto da sua produção, é muito mais relevante que um sketch em particular.

















Para ilustrar isso, coloco aqui uma página do meu primeiro sketchbook, de 2005.
Duas igrejas em duas situações diferentes - a da esquerda foi feita 'outdoors', em pé, em um congelante dia na Suiça....eu tirei as minhas luvas para fazer esse desenho, mas minha mão foi ficando dura e chegava a doer, de tanto frio. Eu acelerei com o desenho para ir embora dali o mais rápido possível.
A da direita foi feito alguns dias depois, em Zurich, dessa vez devidamente sentado e protegido do frio...
Qual desenho é melhor? O da direita, na minha opinião.
Mas qual tem mais valor intrinseco para mim?
Os dois, igualmente.

É, era para ter uma melhor conclusão colocando esses dois desenhos, mas valeu assim mesmo.


Um comentário: