21 janeiro 2018

Frank Lloyd Wright Sketching Tour XI - First Unitarian Church (01.08.2018)

Frank Lloyd Wright projetou e construiu o edifício dessa congregação, conhecido como "Meeting House", entre 1946 e 1951. A foto abaixo mostra o auditório (a 'capela', por assim dizer).

Essa congregação é precisamente a First Unitarian Society of Madison - WI, baseada no Unitarismo-Universalismo, que é, a grosso modo, uma igreja liberal onde Deus é "Um", e não uma Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), como na Igreja Católica.
Vale lembrar que FLLW era ele próprio um 'unitarista'.
Sem querer me arriscar demais em definições, é interessante saber que para os unitaristas Jesus Cristo, não era portanto uma divindade sagrada, e sim um ser humano inspirado por Deus e que trouxe grande ensinamentos morais. Outro ponto interessante é que há nesta congregação muitos ateus, pois ela se fundamenta no crescimento espiritual livre de dogmas, através da "livre e responsável busca da verdade e sentido da vida".

O projeto de Wright para esse edifício baseia-se em um losango de ângulos opostos de 60 e 120 graus, que foi repetido em todo o projeto, do desenho de piso à cobertura. Os próprios membros da congregação ajudaram na construção, a fim de reduzirem os custos: traziam a pedra calcária (limestone) de uma pedreira da região.
Interior do auditório
Note o pé-direito baixo da parte posterior do recinto
Detalhe do altar e piso

Wright não é Wright se não houver uma lareira! Essa fica nos fundos, dentro do próprio auditório.

Corredor da ala lateral, com diversas salas de reuniões. Todo o mobiliário foi projetado pelo arquiteto.
Nas paredes, gravuras japonesas da coleção do arquiteto.

Fiquei comovido ao ver esse edifício ao vivo. O desenho ousado, principalmente no apse da construção, que é a parte alta e envidraçada atrás do 'altar', sempre me cativou. Acho as linhas muito elegantes. A conjunção de materiais também é uma das minhas favoritas de Wright: a pedra cortada em filetes e blocos horizontais, o vidro que por vezes dispensa o caixilho e junta-se diretamente à pedra e o telhado de cobre esverdeado.


Após algumas fotos me sentei no canteiro central da avenida em frente para desenhar, à sombra magra de uma arvorezinha.




Às 10:30 iniciou o tour, guiado por uma simpática voluntária. Andamos por toda a ala original do edifício, e depois conhecemos a nova ala, inaugurada em 2008, que conta com um auditório para 500 pessoas. Além dessa, o projeto original recebeu duas expansões - em 1964 e 1990, ambas projetadas pela Taliesin Associated Architects, firma que continuou o legado de Wright até 2003.
Após o tour , perguntei à guia se eu podia permanecer no auditório principal para desenhar. Mostrei o sketchbook e fui atendido! Permaneci sozinho ali por cerca de meia hora, sentindo-me feliz e desafiado a retratar os jogos de ângulos e linhas do recinto.
Me senti privilegiado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário